topico setinha laranja ÁREA RESTRITA

             icone facebookicone youtubeicone instagramicone emails
         bt irradiacao geid

Geid Social

Publicado: Quinta, 26 Fevereiro 2015

Geid Social
Quem Somos
Desde o início de nossas atividades constatamos a necessidade de dar apoio à família em todos os aspectos que possam conduzi-la à inclusão social. Afinados com a proposta global de combate à pobreza saímos de meros provedores assistencialistas para fortalecer as capacidades das pessoas e consequentemente incrementar os recursos e potencialidades das comunidades carentes.
Nossa experiência de trabalho comunitário nos levou a identificar inúmeras necessidades, entretanto a demanda da comunidade pela inserção no mercado de trabalho, e consequentemente o suporte para a mãe e mulher trabalhadora no cuidado às crianças, vem alicerçando nossa proposta de atuação mais ampla, ao longo dos anos.

Empreendemos programas e ações sociais em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas das comunidades carentes do entorno da instituição. Desde o início de nossas atividades assistenciais junto à comunidade na qual estamos inseridos na Ilha do Governador, constatamos a importância do apoio à família carente, objetivando conduzi-la à inclusão social. A criança é o embrião que motivará o processo de crescimento e evolução da comunidade, para o exercício pleno da cidadania. É preciso então tornar realidade o desenvolvimento comunitário integral, através de ações de Educação e Saúde que promovam a melhoria da qualidade de vida das famílias assistidas.
Certamente, sempre há muito mais há fazer, do que conseguimos efetivamente fazer, as necessidades são muito maiores que as possibilidades.

Origem dos Recursos
Todos os recursos são oriundos de doações de nossos voluntários e de pessoas físicas. Apesar de nossos limitados recursos financeiros nosso “capital social” é extenso e vimos desenvolvendo relações de confiança e colaboração mútua entre as comunidades da Ilha do Governador. Nossas parcerias, embora informais, tem sido de grande valia na estruturação do serviço mais amplo que agora estamos propondo.
Realizamos eventos sociais e atividades afins que viabilizem novos projetos, bem como a captação de recursos, através do Bazar Comunitário Beneficente que foi totalmente reformulado em 2014, para atender as necessidades da comunidade ao redor de nossa sede Romancista, com a finalização da Obra externa, que viabilizará a sustentabilidade da Instituição.

A quem Atendemos
. Comunidades Locais: Pessoas carentes, sem teto, moradores de área de ocupação, tendo sempre como foco a família. Comunidades carentes do Morro Zaquias Jorge, comunidades Pixunas, “200” e Sem Terra e Morro do Dendê, na Ilha do Governador.

. A Família: A família, em suas necessidades básicas, desde o alimento, o vestuário, os medicamentos, até a orientação sobre seus deveres e direitos e os encaminhamentos de todo gênero em geral procurados pelos beneficiários.

. Crianças e Adolescentes: Grandes são as carências deste público. As mães não dispõem dos meios necessários para formá-los e mantê-los sadios e ao mesmo tempo ir à busca de sustento. Em muitos casos, crianças são abandonadas pelos pais e deixadas com os avós, que na maior parte das vezes, não recebem pensão, nem nenhum benefício referente à terceira idade.

. Terceita Idade: Orientamos e encaminhamos para atendimento médico, hospitalar e jurídico, principalmente no tocante a benefícios e guarda dos netos. Este abandono pelos pais é uma das causas de problema comuns a estas comunidades. Procuramos apoiar de forma efetiva estes avós que, já em idade avançada, encontram-se novamente responsáveis pelo encaminhamento de crianças e jovens.

. Indivíduos em Situação de Rua: Nossa instituição, além de atender beneficiários nestas condições, desenvolve um trabalho mensal de atendimento a população de rua “Ronda da Caridade” com Higiene Pessoal e banho, Corte de cabelo, Café da manhã, Entrega de Roupas, Enfermagem, Palestra de Sensibilização e Almoço. Realizamos o cadastramento desta população para que se possa atuar quanto à ressocialização para sua reinserção familiar e como cidadãos.

logo doisnamidia brancaGEID - Grupo de Estudos Integrais Demétrius
Rua do Romancista, nº 96 - Ilha do Governador || 3396-0374 / 3368-8776 
Copyright 2014. Todos os direitos reservados.