topico setinha laranja ÁREA RESTRITA

             icone facebookicone youtubeicone instagramicone emails
         bt irradiacao geid

Doutrina Espírita

Publicado: Domingo, 27 Setembro 2015

A Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec, com o lançamento de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, em Paris, França. Este foi o cognome assumido pelo conhecido educador Hippolite Léon Denizard Rivail, que se dedicou ao estudo dos fenômenos espíritas sob a ótica do cientista e renomado educador francês.

Resumo da Doutrina Espírita:

. “A Doutrina Espírita é ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal”(Allan Kardec).
. Ela é, e não poderia deixar de ser, a resultante do ensino coletivo e concorde dado pelos Espíritos. Somente sob tal condição se lhe pode chamar Doutrina dos Espíritos. De outra forma, não seria mais do que a doutrina de um Espírito e apenas teria o valor de uma opinião pessoal.
. O princípio inteligente independe da matéria. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo. O ponto de partida ou de origem é o mesmo para todas as almas, sem exceção; todas são criadas simples e ignorantes e sujeitas a progresso indefinido. Nada de criaturas privilegiadas e mais favorecidas do que outras.
. A DE é assim o mais poderoso elemento de moralização, por se dirigir simultaneamente ao coração, à inteligência e ao interesse pessoal bem compreendido.
. A DE é semente de vida eterna, mas o homem é o solo que a deve multiplicar; é água cristalina deslizando sobre a mente e o coração; é flor, pólen e pão de luz atirados sobre a intimidade do ser que os deseja.
. A DE é um corpo doutrinário unitário no seu arcabouço que se desenvolve em diversos campos: científico, filosófico e religioso.
. Ensina que : “fora da CARIDADE não há salvação”.
. É Doutrina de esclarecimento, de redenção e renovação.
. A DE é a Ciência, trazida pelo Espírito da Verdade, pelo Consolador prometido, como um sistema coordenado de conhecimentos das coisas pelas causas, que impõem o culto e o reconhecimento para com o Criador de tudo o que existe.
. A DE é a terapêutica completa para obsidiados e obsessores, como de resto para todos os seres humanos.
. A DE é, pois, resultante das revelações feitas pelos Espíritos com a cooperação da razão, da observação e da experimentação humanas.
. A finalidade da DE é despertar na Humanidade as forças do bem, completar a obra de Jesus, regenerando os homens, ligando o mundo visível ao invisível, preparar a Terra para o advento da verdadeira era de fraternidade.
. A DE é uma síntese gloriosa de fraternidade e de amor. O seu grande objeto é esclarecer a inteligência humana, fazendo o homem melhor, construindo um futuro mais ditoso.

Princípios Básicos da Doutrina Espírita:

01. Deus – “é inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. Possui no mais alto grau todas as virtudes que possamos lhe atribuir.

02. A existência e sobrevivência do Espírito – a morte não existe, que é comprovado pelas:
- Manifestações mediúnicas;
- Experiências de quase morte, sonhos e projeções espirituais;
- Lembranças de vidas anteriores;
- Manifestações extra-corpóreas (anímicas);
- Super e infra-dotação de potencialidades.

03. A reencarnação - é o retorno do espírito à vida material em um novo corpo, ligado definitivamente a este desde o momento da concepção:
- É prova da Justiça de Deus;
- Possibilita o melhoramento progressivo: Lei de Evolução. A Lei de Evolução é Universal: todo o Universo está sujeito a esta Lei. Quanto maior a evolução, maior a liberdade e conseqüentemente maior a responsabilidade;
- Livre-arbítrio – Lei de Causa e Efeito – nós construímos a nossa evolução e escolhemos o caminho a percorrer;
- Revela o planejamento feito no plano espiritual, nosso mundo de origem e destino, após a morte do corpo físico.

04. Comunicabilidade dos Espíritos:
- Faz-se pela Mediunidade: o médium é um intermediário entre os dois planos da vida - o material e o espiritual;
- Possibilita a confirmação da história, pelas revelações;
- Todos somos médiuns – independe de crença.

05. Pluralidade dos mundos habitados:
- A matéria existe em variados graus, desde a mais densa à menos densa;
- Revela uma classificação dos mundos em que a Terra ocupa o segundo degrau na evolução, como mundo de expiação e provas, destinada a espíritos ainda iniciantes no uso da razão e do sentimento;
- Nos dá o sentido para entender o Universo e o infinito.

O Espiritismo é cristão, tendo nas máximas do Cristo o roteiro a ser implementado, com o “fora da caridade não há salvação”, sublime expressão do amor a Deus e ao próximo.

PROJETO CRECHElogo creche

Creche Comunitária Irmã Marocha, um sonho a construir.

Saiba mais ►

GEID ALIMENTA logo geid alimenta

Transformando restos em alimentos, ricos em amor!.

Saiba mais ►

REAPRENDER 360º

Educar para transformar, transformar
para vencer!

Saiba mais ►

logo doisnamidia brancaGEID - Grupo de Estudos Integrais Demétrius
Rua do Romancista, nº 96 - Ilha do Governador || 3396-0374 / 3368-8776 
Copyright 2014. Todos os direitos reservados.